Shih Tzu

Spitz Alemão
1 de agosto de 2018
Yorkshire
1 de agosto de 2018

Shih Tzu

SHIH TZU

Descrição do Shih Tzu

Focinho achatado, olhos amendoados um pouco saltados e personalidade marcante: este é o Shih Tzu! Conhecidos por serem muito companheiros, os Shih Tzus não são cães de caça ou esportistas, o propósito de suas vidas é amar e ser amado pelos seus pais humanos, servindo como um incrível cão de companhia. Sempre prontos para receber carinho, são muito dóceis e amigáveis com crianças e outros cães. Definitivamente eles são cachorros de ambientes internos e se adaptam muito bem a apartamentos por serem pequenos e não precisarem de muito espaço para se movimentar, porém, isso não exclui a necessidade de exercícios físicos regulares. Os Shih Tzus se adaptam muito bem a diferentes “tipos de tutores”, quando você quiser caminhar eles estarão ao seu lado, ou, quando quiser tirar uma soneca, também estarão, como sempre fizeram desde que surgiram.

Pelagem

A pelagem do Shih Tzu, se não tosada, é caracterizada por pelos longos e abundantes podendo ser levemente ondulados especialmente no comprimento. Existem diversas variações de cor, mas, geralmente eles possuem uma faixa branca na parte da frente da cabeça e pelos brancos também na cauda. Devido à sua tosa, podemos não perceber os pelos soltos pela casa, mas eles também trocam de pelo em algumas épocas do ano. Os nós podem acontecer com frequência quando não escovados corretamente, por isso muitos tutores acabam optando pela tosa bebê, que além de conferir uma aparência de filhote nos adultos, é de mais fácil manutenção.

Saiba mais sobre raça

A saúde do Spitz Alemão

Por possuir o globo ocular muito exposto, os Shih Tzus precisam de atenção especial para essa região a fim de evitar que sofram lesões como ceratites, úlceras de córnea, olho ressecado etc, além de acidentes. A higiene dessa região deve ser feita semanalmente realizando a limpeza da secreção do canto dos olhos com produtos específicos para pets. Já em relação à pelagem, o dono de um Shih Tzu deve ter compromisso com a escovação para evitar que os pelos se enrolem e formem nós que podem machucar a pele do cachorro. A tosa pode ser uma boa amiga, uma vez que mantém os pelos em ordem e não comprometem os movimentos devido ao comprimento. Cuidados dentários também são importantes e, por isso, a escovação deve ser hábito desde pequenos. As principais doenças dermatológicas dos Shih Tzus são piodermite superficial, dermatite de contato e otites. A Coprofagia (hábito de ingerir fezes) também é extremamente comum à raça. Alguns especialistas acreditam, inclusive, que isso seja genético. Visitas periódicas ao médico veterinário são recomendadas, principalmente para um bom acompanhamento realizando exames de fezes e urina para verificar a função renal.

Temperamento do Spitz Alemão

Dócil, amigável e companheiro: são três características que descrevem muito bem o temperamento de um Shih Tzu. Eles se apegam aos seus humanos logo nos primeiros dias de convivência. Assim como a maioria dos outros cachorros, na fase de troca de dentes podem roer coisas erradas, então, brinquedos mordedores são os melhores aliados para estas épocas e ótimas alternativas para que eles não escolham outros objetos. Eles costumam receber bem as visitas e também outros animais. Mas para que isso seja sempre uma realidade, o ideal é habituar seu pet desde filhote a pessoas e outros bichinhos.

O Shih Tzu possui características muito particulares de sua raça que envolvem a obediência, por exemplo. Não se deve esperar atividade de proteção à família ou à casa, pois eles se destacam mais como bons companheiros e não como protetores. Caso você deseje treinar o seu Shih Tzu para responder a comandos, deve ter bastante paciência e consistência: são cães inteligentes, mas podem demorar de 40 a 50 repetições de comando para aprender um truque, por exemplo. Eles podem ser um pouco teimosos, mas não é característica marcante da raça. São brincalhões e muito arteiros, capazes de roubar o seu chinelo só para você correr atrás e brincar com ele. São um pouco independentes, mas gostam de companhia, por isso, é necessário auxiliá-lo para que não desenvolva ansiedade de separação. Os Shih Tzus são muito sociáveis e podem se tornar bons amigos de outros animais. A coprofagia deve ser corrigida desde filhote ou esse hábito poderá durar por toda a vida de seu cão. Converse com um médico veterinário ou um comportamentalista veterinário sobre esse assunto.

Expectativa de vida do Spitz Alemão

Os cachorros da raça Shih Tzus podem viver entre 10 e 15 anos quando bem cuidados.

Curiosidadesdo Spitz Alemão

O nome Shih Tzu é de origem chinesa e significa “pequeno leão”. Como citado nas lendas, os Shih Tzus dormiam nos pés dos nobres chineses. Eles são e sempre foram muito populares na China. Shih Tzus podem possuir até 19 combinações de cores na pelagem. As pessoas confundem muito os Shih Tzus com os Lhasa Apsos, mas as diferenças de formato de cabeça e rosto, focinho e crânio são bem notáveis quando se conhece as duas raças. A raça Shih Tzu é muito antiga, não sendo possível datar com certeza seu primeiro aparecimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *